UFLA sediou workshop do GreenMetric sobre sustentabilidade nas universidades

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o “National Workshop do UI GreenMetric for Universities”. A terceira edição do evento foi realizada nos dias 9 e 10 de setembro, com o objetivo de possibilitar o compartilhamento das melhores práticas de sustentabilidade adotadas nos campi universitários – identificadas por intermédio do ranking anual realizado pela GreenMetric , além de incentivar a colaboração e o aprendizado entre as Universidades.

Leia a matéria na íntegra:

National Workshop on UI GreenMetric for Universities será na UFLA- submissão de resumo até 18/8

O III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2019, organizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), será realizado entre os dias 9 e 10 de setembro. Trata-se de uma oportunidade para trocar experiências, apresentação de trabalhos e compartilhamento das melhores práticas na criação de condições sustentáveis nos campi universitários, além de um incentivo à colaboração e aprendizado entre as Universidades.

Podem ser submetidos resumos de trabalho de estudantes de graduação e pós graduação, professores, técnicos e profissionais da área, com a temática sustentabilidade nas universidades. A data limite de entrega dos resumos é 18 de agosto. Já o prazo de inscrição ao evento é 6 de setembro (site do evento: http://www.eventos.ufla.br/workshopgm/).

 

Leia a matéria na íntegra

Diretoria de Meio Ambiente da UFLA promove treinamento para colaboradores terceirizados

Entre os dias 8 a 10/5 a Diretoria de Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (DMA/UFLA) está promovendo, no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação, o treinamento “Gestão Ambiental na Prestação de Serviço de Limpeza”. O objetivo é abordar temas como economia de água e energia, gestão de resíduos e segurança no trabalho. O treinamento mobiliza cerca de 160 colaboradores terceirizados.

 

Leia a matéria na íntegra.

Plano Ambiental da UFLA figura na relação de práticas validadas pelo 1º Prêmio ODS Brasil

A Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) e a Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas) publicaram em dezembro de 2018 o relatório da primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). O Plano Ambiental e Estruturante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura na relação das 39 iniciativas validadas pelo Prêmio.

Leia a matéria na íntegra:

Projeto reduz pela metade consumo de energia elétrica da Estação de Tratamento de Esgoto da UFLA

Pesquisa aponta que filtros de ar podem ser desligados durante o dia sem prejudicar o processo de tratamento de esgoto.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriga diversos estudos sobre maneiras mais eficientes para o tratamento de efluentes. Uma dessas pesquisas é coordenada pela professora Camila Silva Franco, do departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, e resultou em uma economia de 50% na energia elétrica utilizada na estação. O projeto “Efeito de diferentes tempos de aeração na eficiência de remoção de matéria orgânica e nitrogenada” originou a dissertação da mestra em tecnologias e inovações ambientais Cirlene Tagliatti da Silva.

Leia a matéria na íntegra:

 

Projeto de Eficiência Energética da UFLA foi contemplado com mais recursos para investimentos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplada, mais uma vez, pela chamada pública para projetos de eficiência energética (nº 001/2018) da Cemig. Os resultados da avaliação foram divulgados na sexta-feira (14/9) e garantirão à UFLA mais R$ 1.117.088,98 em recursos, que serão utilizados na terceira etapa do projeto de eficientização energética do câmpus. Esse valor vai viabilizar a instalação de mais 8.886 lâmpadas com tecnologia de LED, que, somadas às instaladas nas fases I e II, vão integrar um total de mais de 33 mil novas lâmpadas no câmpus .

Leia a matéria na integra:

Semana do Meio Ambiente na UFLA mobiliza comunidade universitária

De 5/6 a 8/6, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a preservação do meio ambiente e pela busca de um desenvolvimento sustentável. A iniciativa foi promovida pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA), órgão responsável pela implantação e gestão do Plano Ambiental da UFLA – referência internacional em sustentabilidade.

 

Leia a matéria na integra:

Experiência da UFLA com Plano Ambiental foi apresentada em evento internacional do Green Metric

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentou, em evento internacional promovido pelo Green Metric, suas experiências sobre o impacto do Plano Ambiental e Estruturante no Ensino Superior. Vinte e quatro países participaram do 4º International Workshop on UI Green Metric. O Brasil esteve representado pela UFLA e pela Universidade de São Paulo (USP). A UFLA ocupou a primeira colocação no mundo na categoria Educação do ranking 2017, por isso foi convidada para apresentar conferência sobre o tema.

O assessor do reitor para Desenvolvimento Acadêmico e Assuntos Administrativos, professor Márcio Machado Ladeira, representou a instituição no evento, que ocorreu na Indonésia em abril.

Leia a matéria na integra:

UFLA é parceira em projeto que propõe inovações para o diagnóstico da Leishmaniose – ações no município já começaram

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avança nas ações que vêm sendo realizadas desde 2013 para combate à Leishmaniose Visceral no município. A instituição, em parceria com a Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFMT), teve um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig) em edital Universal. Os dois principais objetivos da proposta são a implantação de um novo método para diagnóstico rápido da doença, aliado ao desenvolvimento e teste de um aplicativo desenvolvido pela UFTM que tem a função de ajudar as equipes de saúde na agilidade desse diagnóstico.

Por já ter registrado cinco casos de leishmaniose visceral em humanos, com uma morte, o município de Lavras é um dos que estão incluídos nas ações do projeto, por meio da inserção da UFLA. Em março, a professora Luciana Teixeira, coordenadora do projeto na UFTM, visitou Lavras para o início das atividades. Com o apoio da Fiocruz, foi realizada uma capacitação para médicos e enfermeiros, com o propósito de discutir o tema leishmaniose visceral, apresentado os números da doença e um novo aplicativo desenvolvido – o LeishCare – que tem a funcionalidade de compartilhar informações sobre diagnóstico, casos em tratamento, discussões clínicas, notificações e outras informações relacionadas à leishmaniose visceral.

Leia a matéria na integra:

UFLA com maior eficiência energética: mais de 28 mil lâmpadas LED e 30 novos condicionadores de ar

Mais de 28 mil lâmpadas LED e 30 novos condicionadores de ar serão instalados na Universidade Federal de Lavras (UFLA) ainda neste ano. Mais uma modernização no câmpus, que contribuirá para uma maior eficiência energética e uma economia anual de R$656.421,46.

Isso, devido a um projeto de desenvolvimento institucional, realizado por intermediação da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), que contemplou a UFLA em duas Chamadas Públicas 001/2016 e 001/2017 do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Leia a matéria na integra: