UFLA é destaque em evento latino-americano sobre sustentabilidade

Realizado em agosto na Universidade de São Paulo (USP), o GreenMetric América Latina 2017 recebeu a participação de diversos representantes de universidades latino-americanas. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada pelo coordenador de Saneamento e vice-diretor de Meio Ambiente, Dyego Maradona Ataide de Freitas.

O evento é promovido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP e tem como objetivo reunir universidades para compartilhar experiências e discutir métodos de avaliação de ações sustentáveis nos câmpus.

Leia a matéria na integra

Câmpus com maior eficiência energética: UFLA e CEMIG colocam em prática início de projeto

     O coordenador da energia elétrica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Joaquim Paulo da Silva, esteve em reunião na sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), nessa quinta-feira (24/8), para dar início ao Projeto de Eficiência Energética (PEE), da Chamada Pública 001/2016, que permitirá a modernização da iluminação do câmpus com lâmpadas LED (Light Emitting Diode) e substituirá os condicionadores de ar de alguns setores.

     O projeto de desenvolvimento institucional, realizado por intermediação da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), contemplou a UFLA com o recurso financeiro de R$1.561.712,03. As mudanças no câmpus serão iniciadas nos próximos meses.

     Serão substituídos 7.349 lâmpadas e 33 condicionadores de ar. Esses equipamentos, com maior eficiência energética e luminosa, vida útil até 30 vezes maior, também não possuem adição de metais pesados em sua composição, assim como gases nocivos a atmosfera, reduzindo então os impactos ambientais. Com essa mudança, haverá a retirada de 172,82KW de demanda no horário de ponta e economia de 759,06MWh em energia elétrica por ano.

Leia a matéria completa

UFLA e Cemig assinam termo de cooperação técnica- câmpus com maior eficiência energética

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) modernizará a iluminação do câmpus com lâmpadas LED (Light Emitting Diode) e substituirá os condicionadores de ar de alguns setores. Isso, devido a um projeto de desenvolvimento institucional, realizado por intermediação da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), que contemplou a UFLA na Chamada Pública 001/2016 do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O recurso financeiro será de R$1.561.712,03, e a empresa responsável pela elaboração e execução do diagnóstico energético é a Deode Inovação e Eficiência Ltda.

Serão substituídos 7.349 lâmpadas e 33 condicionadores de ar. Esses equipamentos, com maior eficiência energética e luminosa, vida útil até 30 vezes maior, também não possuem adição de metais pesados em sua composição, assim como gases nocivos a atmosfera, reduzindo então os impactos ambientais. Com essa mudança, haverá a retirada de 172,82KW de demanda no horário de ponta e economia de 759,06MWh em energia elétrica por ano.

Leia a matéria completa: UFLA e Cemig assinam termo de cooperação técnica- câmpus com maior eficiência energética

 

Blue University: compromisso da UFLA com a gestão das águas foi relembrado nessa quarta (22/3)

O certificado de “Universidade Azul” (Blue University), concedido à Universidade Federal  de Lavras (UFLA) em maio de 2016, foi relembrado de forma especial nessa quarta-feira, 22 de março – Dia Mundial da Água. Dando continuidade ao seu compromisso de prezar pela correta gestão das águas e garantir acesso à água gratuita e de qualidade dentro do câmpus, um vídeo publicado nas páginas oficiais da Universidade nas mídias sociais lembrou a comunidade sobre necessidade de estarem todos mobilizados para a preservação desse recurso natural.

Uma das principais recomendações para os frequentadores do câmpus é para que avisem a Prefeitura Universitária caso identifiquem vazamentos ou situações de desperdício. Isso pode ser feito pelo telefone (35) 3829-1503 ou pelo e-mail prefeitura@prefeitura.ufla.br. Outras orientações básicas envolvem o fechamento de torneiras, a economia de água em atividades de campo e experimentos e o cuidado no descarte de resíduos nos encanamentos e principalmente em laboratórios.

O tema foi abordado ao vivo na Rádio Universitária e no telejornal TVU Notícias, com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. Ele enfatizou a mensagem de que as pessoas devem estar envolvidas com as causas ambientais e cuidar dos recursos naturais, não deixando a mobilização apenas para momentos críticos.

Lembrou que, em 2014, boa parte do País, inclusive Lavras, passou por um período de estiagem que afetou as reservas hídricas e exigiu racionamento. “A água é um bem-comum, que deve ser utilizado com equilíbrio e responsabilidade, de forma sustentável, para garantirmos também o acesso das gerações futuras”.

Leia a matéria completa:  Blue University: compromisso da UFLA com a gestão das águas foi relembrado nessa quarta (22/3)

UFLA lança campanha pela utilização consciente da água – o objetivo é evitar o desabastecimento

campanha-agua1A Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou nessa terça-feira (7/10), por meio da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), a campanha “Água: não deixe acabar”. O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para a economia de água, de forma a garantir que o abastecimento no câmpus esteja assegurado até o final do período letivo. Busca-se a colaboração de todos para que – mesmo que a estiagem se prolongue – fique afastada qualquer necessidade de alteração no calendário de aulas em decorrência de possíveis períodos de falta de água.

Continue lendo UFLA lança campanha pela utilização consciente da água – o objetivo é evitar o desabastecimento